engenhariacivil
Equipamentos de protensão
Macacos e Bombas hidráulicas:
A protensão é aplicada no sistema com a utilização de um conjunto Macaco-Bomba hidráulico, que se encaixa na cabeça do tirante (placa+porca), apoiando sobre a placa. O equipamento traciona a barra com a aplicação de cargas sucessivas até se alcançar a tensão de projeto. A bomba hidráulica pode ser de operação manual ou elétrica, o que possibilita uma maior flexibilidade segundo as características e o local da obra.
Bombas Hidráulicas de Alta Pressão
Equipamento de pré-encunhamento para ancoragem passiva
Equipamento que crava as cordoalhas ao sistema de protensão, a protensão passiva nesse caso deseja uma transferência bem definida da força de protensão para o concreto.
Equipamento de injeção de nata em bainha
Equipamentos que misturam e injetam em alta pressão a nata de cimento misturada no interior das bainhas.
Bainha metálica/tubo de polietileno
As bainhas metálicas são utilizadas para proteger os cabos para sofrerem a protensão e após a protensão é injetada nata de cimento para o completo preenchimento da bainha no sistema de protensão aderente.
Blocos de Ancoragem
Os blocos de ancoragem têm por finalidade propiciar a acomodação das cunhas e consequente fixação das cordoalhas após a realização de uma protensão.
Cunhas Bipartidas e Porta Cunhas
A cunha exerce um papel de grande importância no resultado de uma protensão, já que é responsável pela fixação das cordoalhas após seus tensionamentos.
Distanciador
Utilizado para garantir a centralização da barra no furo onde será instalado o tirante ancorado no terreno, garantindo o