Engenharia proporcao elastica
Definir energia é muito difícil, costumamos, em física, defini-la como a capacidade de realizar um trabalho.
A energia se manifesta de diversas formas, como por exemplo a energia elétrica, energia nuclear, energia solar e outras formas. A partir de agora iremos discutir este tema de suma importância para a compreensão melhor de nosso dia-a-dia.
Passaremos a estudar e classificar a energia em três tipos: cinética, potencial e mecânica.
Energia Cinética (EC)
O conceito de energia cinética está ligado com o movimento de um ou mais corpos.
Portanto só temos energia cinética se existir velocidade. Se um corpo estiver em repouso sua energia cinética será nula.
Matematicamente:
Unidade no SI:
EC ? Energia Cinética => joule (J)
m ? Massa => quilograma (kg)
v ? Velocidade => metro por segundo (m/s)
Teorema da Energia Cinética
A idéia física do Teorema da Energia Cinética é extremamente importante para a compreensão do conceito de Trabalho em física.
Supondo uma força F constante, aplicada sobre um corpo de massa m com velocidade vA, no início do deslocamento d e velocidade vB no final desse mesmo deslocamento.
Demonstração
TEOREMA DA ENERGIA CINÉTICA
O Trabalho realizado pela força resultante que atua sobre o corpo é igual a variação da energia cinética sofrida por este corpo.
Energia Potencial
Existe uma forma de energia que está associada a posição, ou melhor, uma energia que fica armazenada, pronta para se manifestar quando exigida, esta forma de energia recebe o nome de Potencial.
Quando discutimos o conceito de trabalho, falamos sobre dois casos especiais: o trabalho do peso e da força elástica. Esses trabalhos independem da trajetória e conduzem ao conceito de uma nova forma de energia – Energia Potencial.
Energia Potencial Gravitacional (Epg)
Devido ao campo gravitacional um corpo nas proximidades da superfície terrestre tende a cair em direção ao centro da