ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA MECÂNICA
CRISTHYANN ANDRÉ
Prática n° 10 (18/10/2013)
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
VILA VELHA
25 DE OUTUBRO DE 2013
UNIVERIDADE VILA VELHA – UVV
ENGENHARIA MECÂNICA
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Trabalho científico apresentado ao curso de graduação em Engenharia mecânica da Universidade Vila Velha – UVV, como requisito parcial para aprovação na disciplina de metodologia científica ministrada pelo professor Renzo Nogueira.
VILA VELHA
25 DE OUTUBRO DE 2013
SUMÁRIO
Introdução
A padronização de uma solução é necessária, pois é importante que se conheça com exatidão a sua concentração, para tal utiliza-se o método da comparação (procedimento de titulação). As titulações estão entre os procedimentos analíticos mais exatos.
As titulações são amplamente utilizadas em química analítica para determinar ácidos, bases, oxidantes, redutores, íons metálicos, proteínas e muitas outras espécies. As titulações são baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido como titulado.
A solução padrão a ser usada em uma análise volumétrica deve ser cuidadosamente preparada, pois, caso contrário, a determinação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Os reagentes com essas características são chamados de padrões primários.
MATERIAIS:
Os materiais usados nesta prática foram:
KHC8H4O4 (BIFITALADO DE POTÁSSIO)
BÉQUER
BALÃO VOLUMETRICO
FUNIL DE VIDRO
PIPETA
ERLENMEYER
FENOLFTALEÍNA
RESUMO PRÁTICO
Neste experimento houveram duas etapas:
Etapa A. preparo de solução padrao de bifitalado de potássio (KHC8H4O4).
Pesou-se exatamente 2,100 g de bifitalado de potássio (KHC8H4O4), em um