Engenharia Mecânica
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados seguido por um processo craqueamento catalítico e novamente seguido por nova destilação, dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Esse processo ocorre em colunas onde se aquece a mistura e os mais leves saem no topo da coluna e os mais pesados no fundo da coluna, onde petróleo é aquecido em várias temperaturas e em vários níveis.
Na destilação as frações mais leves são o glp (gás de cozinha), o chamado éter de petróleo, a gasolina, o querosene de aviação, o diesel e finalmente os mais pesados chamados de óleos combustíveis e o que sobra que é o asfalteno (pixe) usado na composição do cimento asfáltico.
Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. A destilação acontece justamente por essa diferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.
Através do quadro abaixo é possível ter uma idéia do que é o destilamento do petróleo, e como os diferentes subprodutos vão sendo obtidos a partir do aumento de temperatura:
Fonte: http://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/destilacao-petroleo.htm
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL
O álcool etílico ou etanol pode ser obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos.
A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar. A mandioca também é utilizada em menor escala.
O álcool etílico é obtido pela destilação fracionada do mosto fermentado, onde se obtêm-se