engenharia mecanica
História da engenharia
Objetivo da Aula
A evolução do conceito de Engenharia, desde a origem da humanidade até os dias atuais, é explorada nesta aula por meio da indicação dos principais fatos e realizações históricas da Engenharia. O objetivo principal é a compreensão da engenharia contemporânea a partir de sua evolução histórica, ou seja, compreender por que a engenharia encontra-se neste atual estágio evolutivo. A partir dessas informações torna-se possível também definir quais os desafios futuros para a Engenharia.
Síntese histórica
A história da Engenharia confunde-se com a história da própria humanidade, a qual teve início há cerca de sete milhões de anos.
De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema.
Isso os forçou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedaços toscos de pedras lascadas para ficarem com a ponta aguçada e se transformarem em objetos cortantes. De acordo com Bazzo (2003), antigas ferramentas fabricadas há aproximadamente 1,75 milhões de anos foram encontradas na Tanzânia, consistindo exclusivamente de pedras lascadas e seixos partidos.
Aula 3 pg 23
Introdução à Engenharia
Modelos de ferramentas desse período encontram-se ilustradas na Figura 1.
Veja a figura 01 ao final desta aula.
Assim, há milhões de anos, teve início o desenvolvimento tecnológico. O homem do período neolítico conheceu uma série de transformações sociais e tecnológicas:
Aprendeu a domesticar animais.
Descobriu que sementes silvestres podiam ser plantadas, cultivando-as.
Inventou a irrigação para beneficiar as áreas cultivadas.
Desenvolveu técnicas da fiação, da tecelagem e da cerâmica.
A idade do bronze, iniciada por volta de 4.000 a.C., foi abundante em invenções e descobertas, possibilitando a reorganização econômica e social conhecida como revolução urbana. Dentre