Engenharia mecanica, manutenção mecanica
Diogo Simões Barbosa, dsimoesbarbosa@gmail.com
Wallace Rodrigues de Oliveira Couto, wallacercouto@hotmail.com
UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei, Praça Frei Orlando, 170, Centro, São João del Rei.
Resumo: O propósito deste é discutir sobre análise de falhas. Serão apresentados alguns métodos para análise e ferramentas para tal, assim como métodos estatísticos. Exemplos estão presentes neste trabalho também afim de melhorar o entendimento do foi apresentado.Gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, exemplo de aplicação de Poka Yoke são alguns dos tópicos aqui presentes.
Palavras-chave: falhas, ferramentas, erro humano, técnicas gerenciais.
INTRODUÇÃO
As crescentes exigências de mercado quanto à qualidade, o aumento da competitividade entre as empresas e a contínua pressão no sentido de reduzir custos compõem um cenário que estimulou as empresas a buscarem modernização das suas linhas de produção; entretanto mostra-se necessário que tal modernização venha acompanhada de procedimentos que, baseados em informações quantitativas, sejam capazes de aperfeiçoar a utilização e a manutenção desses novos meios produtivos.
Este trabalho estuda a aplicação de ferramentas e técnicas gerenciais, tais como Diagramas de Pareto, o Método dos Cinco Porquês, o Diagrama de Causa e Efeito, entre outros no planejamento da manutenção dos equipamentos presentes na linha de produção.
As ferramentas citadas podem facilitar a operacionalização no planejamento do referido serviço, tornando-se eficazes instrumentos de suporte à tomada de decisões, uma vez que: permitem antecipar eventuais falhas, de modo a planejar a execução de cada serviço de forma ótima; permitem ações preventivas e corretivas nos processos, de modo a reduzir a variabilidade; podem integrar os procedimentos gerenciais da empresa durante a implementação de um sistema da qualidade; possibilitam introduzir a melhoria contínua no processo de