Engenharia hidraulica
Diogo Coelho da Silva
1: Engenharia Civil
Universidade Lusófona
Rua Augusto Rosa, nº24, 4000-098 Porto (à Pç. da Batalha) e-mail: diogo89silva@hotmail.com
Palavras-chave: Engenharia, Hidráulica, Especialização, Energia, Curiosidades
Resumo: Este trabalho foi elaborado para a disciplina de Engenharia Civil, servindo como método de avaliação da mesma. Nele estão descritas as funções de um engenheiro especializado em hidráulica, bem como as suas competências. Estão também presentes várias das construções mais audazes alguma vez feitas neste ramo da engenharia civil, alguns avanços feitos até então e ainda alguns dos casos mais mediáticos e curiosos vividos no nosso quotidiano.
Figura 1. Barragem.
1. INTRODUÇÃO
A engenharia hidráulica foi desenvolvida pelos egípcios e é o ramo da engenharia civil que trata da exploração, do uso e do movimento da água, dos projetos e das obras hidráulicas fluviais ou marítimas e dos projectos e das obras de engenharia sanitária. O engenheiro hidráulico ou de recursos hídricos planeia e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando planos diretores de bacias hidrógráficas. Este também desenvolve planos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, segundo o RGSPPDADAR (regulamento geral dos sistemas públicos e prediais de distribuição de água e de drenagem de águas residuais), além de projetcar canais, portos, diques, quebra-mares, e barragens. O engenheiro também pode acompanhar a exploração de lençóis subterrâneos e o tratamento de águas contaminadas, tanto nas ETA’s (estações de tratamento de águas) como nas ETAR’s (estações de tratamento de águas residuais).
A organização, a iniciativa e o interesse por questões sociais, ambientais e ecológicas são alguns traços de personalidade que ajudam o profissional a ter sucesso no mercado de trabalho.
2. PROPRIEDADES DA ÁGUa
2.1. Massa volúmica e peso volúmico
Massa volúmica e peso volúmico de uma substância são,