Engenharia eletrotécnica
Em Portugal, o termo "engenharia eletrotécnica" é usado num sentido mais amplo, abrangendo a totalidade da engenharia elétrica. Por outro lado, ocasionalmente, a engenharia eletrotécnica também é referida como "engenharia de sistemas de potência", ainda que em outros casos este termo se refira a apenas um dos ramos daquela.
História da eletrotecnica
Central elétrica da Rua Pearl de Nova Iorque, EUA em 1882.
A eletricidade tornou-se num assunto de interesse científico, no final do século XVII, através do trabalho do cientista inglês William Gilbert. Durante os dois séculos seguintes, foram realizadas uma série de importantes descobertas científicas, incluindo a lâmpada incandescente e a pilha de Volta.
Provavelmente, a maior descoberta no que diz respeito à eletrotecnia, ocorreu em 1831, quando Michael Faraday descobriu que uma mudança num fluxo magnético induz uma força eletromotriz numa bobina de arame, um princípio conhecido como indução eletromagnética que explica o funcionamento dos geradores e transformadores. Em 1881, dois eletricistas construíam a primeira central de produção de