Engenharia Econômica
Participante: Caio Vítor
ENGENHARIA ECONÔMICA
Podemos definir Engenharia Econômica como o estudo que compreende os métodos, as técnicas e os princípios necessários para se tomar decisões entre alternativas de investimentos, relativas à aquisição e à disposição de bens de capital, tanto de empresas, como de particulares ou de entidades do governo, indicando a mais econômica.
ENTRADAS:
1- Decisões.
2- Custo de oportunidade.
3- Alternativas econômicas.
4- Juros sobre o capital.
5- Estudos econômicos.
FERRAMENTAS:
6- Medidas de Rentabilidade. (FMD) (TIR).
7- Viabilidade de empreendimentos – Financiamentos/Empréstimos.
8- Métodos de análise de alternativas econômicas.
9- Leasing – Venda efetiva.
10- Eficiência – Custo.
11- Método da taxa de retorno.
SAÍDAS:
12- Análise técnica/econômica/financeira.
13- Análise dos imponderáveis.
14- Análise de equilíbrio/sensibilidade.
15- Alavancagem financeira.
GLOSSÁRIO
ENTRADA:
1- Decisões ocorrem no presente, mas tratam das consequências de eventos futuros. Em engenharia econômica, nos concentraremos no caso mais simples em que o futuro pode ser previsto, ou pelo menos que alguns cenários do futuro podem ser bem caracterizados e as análises ser feitas ser feitas dentro do contexto de cada cenário.
2- Custo de oportunidade depende das oportunidades existentes. Estas oportunidades podem ser diferentes de um indivíduo para outro.
3- Quando temos diversas alternativas econômicas, há a necessidade de compará-las a fim de selecionarmos a mais conveniente.
4- São uma maneira de remunerar os acionistas/quotistas de uma sociedade e ao mesmo tempo se aproveitar de alguns benefícios, principalmente fiscais.
5- Nos estudos econômicos o passado geralmente não é considerado; interessa-nos o presente e o futuro. A afirmação: não posso vender este carro por menos de $ 10000 porque gastei isto com ele em oficina não faz sentido, o que normalmente interessa