Engenharia de Transporte - Impacto do aumento de tarifa no transporte publico
Melissa Aleixo da Silva
Tauber Timoteo Gomes Hauenstein
RESUMO
O presente trabalho aborda um tema que faz parte da realidade que o nosso país se encontra quando coloca-se em questão o direito de um transporte publico decente. O foco é o índice de reajuste da tarifa, que é amplamente questionado e considerado injusto. Averiguando o Brasil como um todo, comparando e percorrendo seus Estados em uma análise percentual, colocando em pauta o salário mínimo focando o quanto a inflação influencia nos impactos das tarifas nas famílias. Explorando, no entanto, as propostas para a melhoria de mobilidade e repensando a estrutura de financiamento de custos do transporte publico.
ABSTRACT
The following work approaches a subject that is part of the reality that our country is in when you put in matter the right of a decent public transportation. The focus is on the readjustment rate of the fare, which is widely questioned and considered unfair. Looking at Brazil as a whole, comparing and looking at its States in a percentage analysis, focusing in the minimum wage and on how much the inflation influences in the impacts of the fare in the families. Exploring, however, the approaches for the improvement of mobility and rethinking the structure of financing the expenses of the public transportation.
1 INTRODUÇÃO
Um dos direitos fundamentais das pessoas é o de ir e vir. No entanto boa parte das metrópoles brasileiras não tem conseguido viabilizar esse direito de forma satisfatória.
A mobilidade ou imobilidade das metrópoles, com exceção de algumas regiões metropolitanas, aplica-se quase uniformemente. São Paulo e Rio de Janeiro, por suas dimensões, mostram-se como os piores casos no Brasil.
As metrópoles brasileiras cresceram muito rápido no período de 1930 a 1980. Elas expressavam a mudança intensa pela qual passou a economia brasileira. Foi pelo transporte que o Brasil deixou de ser um