Engenharia de sofware
Exercícios:
1) Explique o que você entende por memória. Cite dois exemplos de memórias na vida prática (evite usar exemplo de memória de computador).
R. É a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro, ou externamente, em dispositivos artificiais. Exemplos: Memorizar um numero de celular; Lembrar da matéria para a prova.
2) Descreva as funções de uma Unidade Central de Processamento.
R. Realiza as instruções de um programa, para executar a aritmética básica, lógica, e a entradas e saída de dados.
3) Faça o mesmo para a memória de um computador.
R. São todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente.
4) Para que servem os dispositivos de entrada e saída de um computador? Cite alguns exemplos.
R. Indica entrada de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada.
São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, Scanner, Leitor de código de barras, Webcam.
São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora.
5) Imagine uma empresa qualquer. Cite exemplos de arquivos e registros a serem criados para o armazenamentos das informações que circulam na tal empresa.
R. Uma empresa de vendas online. Devem se manter dados ou registros armazenados de todos os clientes para facilitar o atendimento; Armazenar a compra concretizada e dar baixa em estoque atualizado diariamente.
6) Conceitue o bit, o byte e a palavra.
R. Bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um bit pode assumir somente dois valores, por exemplo: 0 ou 1, verdadeiro ou falso.
Byte é um dos tipos de dados integrais. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou