Engenharia de Requisitos - Casos de Usos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EDBERG GONÇALVES COELHO
ENGENHARIA DE REQUISITOS
CASO DE USO
BRASÍLIA – DF
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, farei um artigo a respeito dos casos de uso da engenharia de requisito, que é um dos principais tópicos do assunto Engenharia de Software, disciplina voltada ao gerenciamento, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software. Explicarei o que é um Caso de Uso e como funciona dentro do planejamento de um sistema. Citarei também quais o que são os pré-requisitos e os pós-requisitos de um Caso de Uso, além de demonstrar por meio de Diagramas de Casos de Usos o completo funcionamento de um Caso de Uso.
ANTES DE COMEÇARMOS...
Devemos primeiro lembrar que os assuntos engenharia de requisitos e caso de uso se tratam de uma ramificação do tópico Engenharia de Software, que segundo Ricardo de Almeida Falbo, professor de Engenharia de Software da UFES, “é a área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade”.
Da mesma forma, devemos explicar também do que se trata o termo Engenharia de Requisitos, que é o nome dado ao processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao passar do tempo. Esse processo é constituído por quatro atividades, são elas: Identificação, Análise e Negociação, Especificação e Documentação, e por fim, Validação. Com essas atividades executadas, é feito um estudo de viabilidade que define se o projeto será viável ou não.
O QUE É “CASO DE USO”?
Na Engenharia de Software, Caso de Uso ou Use Case (em inglês), é uma parte da Engenharia de Requisitos que tem por objetivo tratar o processo de definição de requisitos. Cada Caso de Uso descreve um cenário de possível interação com um utilizador ou outro sistema. Devem ser o mais