Engenharia de Produção
Bárbara
Cassio
João Paulo
Leandro Inácio
Marcos Gabriel
Wagner Rodrigo
Rogério de Oliveira
Waldinei Francisco
Professor: Luis Guilherme
Produto é tudo aquilo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade do consumidor.
Os produtos se classificam, de uma forma genérica; em bens tangíveis e bens intangíveis.
BENS TANGÍVEIS: são os objetos físicos que podemos ver, tocar, estocar, manusear.
BENS INTANGÍVEIS: são por definição os serviços em geral, pois apresentam características próprias, uma vez que eles só existem na medida em que são consumidos
Os bens tangíveis, também se subdividem em duas categorias principais: bens de consumo e bens de capital.
BENS DE CONSUMO: São os produtos voltados para o consumo próprio do consumidor como pessoa física.
BENS DE CAPITAL: São produtos utilizados para gerar capital, também denominados de bens industriais ou de geradores de riqueza.
O Modelo de organização do trabalho mais difundido no mundo está ligado à obra de Frederick W. Taylor, engenheiro mecânico de origem norte-americano.
Taylor iniciou sua vida profissional como aprendiz de torneiro e subiu rapidamente para os postos de gerência, à medida que publicava sua obra, foi-se transformando num verdadeiro guru. Taylor adquiriu grande parte dos seus conhecimentos e ideias na observação do cotidiano. Enquanto operário, Taylor notou que a questão da produtividade era negociada entre administradores e operários, como os gestores do processo de produção não sabiam como as atividades do processo de produção eram realizados nem os tempos necessários para a sua execução, tinham que negociar com os operários em termos de qualidades e prazos.
Taylor é considerado o “Pai da Administração Científica” por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas.
Seu foco era a eficiência e eficácia operacional
na