Engenharia de Produção
Ondas Eletromagnéticas:
As ondas eletromagnéticas é um tipo de onda, muito comum a vida cotidiana moderna do homem, só que passa despercebida. O sinal emitido por emissoras, tanto de radio quanto TV, que chegam a nossos aparelhos são ondas eletromagnéticas, bem como a comunicação entre celulares. Outro tipo de onda eletromagnética que passa desapercebido, mas é de vital importância para o ser humano é aquela a qual enxergamos, chamada de espectro visível, que juntamente com o Raio-X , microondas e muitas outras faz parte do espectro eletromagnético.
O espectro eletromagnético é definido como sendo o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádio até os raios gama.
Características
São oscilações de um campo elétrico e um magnético que se propagam dependentemente um do outro pelo espaço perpendicularmente entre si.
Estas ondas transportam energia, difratam, refratam e refletem. E ao contrario das ondas mecânicas não necessitam de um meio para se propagarem. Possuem freqüência (numero de ciclos por unidade tempo) e comprimento de onda, (distancias entre cristas) que irá caracterizar o tipo de onda eletromagnética
1 - O que são ondas eletromagnéticas de radiofrequências?
As ondas eletromagnéticas usadas para comunicações sem fio correspondem à energia transportada através do espaço, na velocidade da luz, na forma de campo elétrico e magnético. A quantidade de energia associada à onda eletromagnética depende de suas frequências, as quais são medidas pelo número de oscilações (ciclos) por segundo. Por exemplo, ondas elétricas e magnéticas de uma estação de rádio FM típica oscilam em uma frequência de 100