Engenharia de produção
Relatório 1 – Conceitos Fundamentais de Programação.
Anápolis – 03/04/2013.
Grupo ATPS:
Professora – Algoritmos e Programação
Entendendo os algoritmos.
Algoritmos é uma sequência de passos para chegar a um objetivo pré-definido.
Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
Um algoritmo representa os passos para a execução de uma tarefa e não um programa de computador.
Existem diferentes formas de algoritmos que podem executar a mesma tarefa, tudo isso depende da complexidade computacional.
Um algoritmo é a essência de um programa de computador, ele diz a máquina qual função ela deve executar para realizar uma ação.
Processamento de dados: é a entrada(input) de um informação, transformação dela em uma outra informação, e saída(output) da informação transformada.
Estrutura de dados: é o modo de armazenamento e administração de dados.
Qualquer processo computacional, o algoritmo precisa estar definido, especificando a maneira que ele se comportará em qualquer circunstancia. Pseudo-Códigos
A forma mais fácil de escrever um algoritmo é usando a Pseudolinguagem. Ela utiliza uma forma simples de compreendimento (escrita e forma). O pseudocódigo não é uma forma que possa ser compreendida pelo computador(sistema real).
O pseudocódigo é mais usado em livros para descrever mais facilmente para os leitores um algoritmo, facilitando assim o entendimento nas lógicas computacionais (independente da linguagem que utilize), pois ao entender os conceitos de um algoritmo fica mais fácil reescrevê-lo em alguma linguagem de programação.
Estrutura de um programa
Um algoritmo é essencialmente uma máquina de entrada/saída de dados. Esses dados são divididos em dois tipos: constantes e variáveis.
Falemos das