Engenharia de produção
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. A engenharia de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria prima a fim de avançar na qualidade e aumentara produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.
2. O que você entende por “Produzir de modo econômico” na definição de Engenharia de Produção?
Para produzir de modo econômico é necessário que se reduza o custo da empresa numa visão ampla desta variável. O engenheiro de produção deve implantar e aperfeiçoar sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, gerando desta forma o mínimo de refugo e retrabalho, diminuindo o impacto ambiental, criando condições de melhoria da saúde física e metal dos trabalhadores. Desta forma irá otimizar o custo a curto prazo, levando a empresa ao crescimento.
3. Quem é reconhecido como precursor da Engenharia de Produção? Qual foi seu trabalho cientifico que foi reconhecido em 1911?
Frederick Winslow Taylor foi o precursor da engenharia de produção, e seu trabalho foi a publicação do livro “Princípios da Administração Cientifica”. Publicado em 1911, o qual trata do método de análise e avaliação do tempo gasto em cada etapa da produção.
4. Qual foi o conceito de base utilizado por Ford na produção de automóveis? O que significava isso?
O conceito utilizado por Ford foi o da Linha de Montagem, na qual significava produção em alta escala e a baixo custo visando grandes lucros.
5. Por que sociologia e psicologia têm