Engenharia civi
-Jay B. Brockman:
Das pirâmides do Egito à estação espacial Freedom, os engenheiros civis sempre enfrentaram os desafios do futuro, avançando a civilização e melhorando nossa qualidade de vida. Hoje em dia, o mundo está passando por grandes mudanças: a revolução tecnológica, a explosão populacional, a poluição do ar e da água, e muito mais. Tudo isso representa um enorme desafio para os engenheiros civis de todas as especialidades. As próximas décadas serão as mais criativas, difíceis e compensadoras para os engenheiros civis.
Atualmente, os engenheiros civis estão na vanguarda da tecnologia. Utilizam produtos sofisticados, aplicando os últimos conceitos de desenho assistido por computador (CAD) a projetos, obras, cronogramas e controle de custos. São responsáveis pelo planejamento, construção e operação de instalações essenciais à vida moderna, de sistemas de transporte coletivo a plataformas de petróleo e estações espaciais. Os engenheiros civis são especialistas em solução de problemas, enfrentando os desafios da poluição, do trânsito, da escassez de água potável e de energia, do planejamento urbano e da vida comunitária. Nosso futuro como nação estará intimamente ligado ao espaço, à energia, ao ambiente e à nossa capacidade de competir na economia global. Os engenheiros civis desempenharão um papel vital para integrar esses temas e melhorar a qualidade de vida no século XXI. Com a expansão da revolução tecnológica, o aumento da população mundial e uma preocupação cada vez maior com o ambiente, a participação dos engenheiros civis se tornará cada vez mais importante.
A Engenharia Civil pode ser dividida em sete especialidades principais: Engenharia Estrutural, Engenharia Ambiental, Engenharia Geotécnica, Engenharia Hidráulica, Engenharia de Transportes, Engenharia de Construção e de Planejamento Urbano. Na prática, essas categorias nem sempre são fixas e estanques, mas constituem uma forma conveniente de dividir um campo muito