Engenharia Ambiental
Física: Cinemática e Dinâmica
1.
O momento linear de um corpo ou conhecido também como quantidade de movimento é uma grandeza vetorial. Dado pela equação do produto da massa pela velocidade.
= momento linear m = massa
= velocidade
O vetor velocidade e o vetor momento linear têm sempre a mesma direção e sentido.
FONTE: http://educacao.globo.com/fisica/assunto/mecanica
A unidade do sistema internacional do momento linear é kg.m.s-1.
2.
O impulso é a grandeza física que determina a ativação de forças sobre um corpo, ou seja, essa grandeza mede o esforço necessário para colocar um corpo em movimento. Dado através do produto da força pelo intervalo de tempo durante o qual ela atua. ou
Tendo que a expressão acima só é válida se o módulo da força permanecer constante.
= Impulso da força = intervalo de tempo durante o qual a força atua
A unidade do sistema internacional do Impulso é Ns.
3.
Elástica - é quando a energia cinética (movimento) total do sistema de corpos que se conserva ou seja a energia mecânica e o momento linear dos corpos envolvidos permanece os mesmos antes e depois da colisão.
Para o cálculo da colisão elástica tendo em vista dois corpos A e B, empregamos as equações abaixo em conjunto, considerando massa e velocidade.
Inelástica - é quando é quando após o choque os corpos não se separam, quando não há velocidade relativa, isto é, os corpos movem-se com a mesma velocidade.
Parcialmente inelástica – é quando um corpo perde parte de sua energia cinética na colisão, entretanto dependendo do tipo de cálculo que estamos executando, pode ser válido desprezar a pequena quantidade de energia cinética perdida e considerar a colisão como se fosse elástica.
4.
Considerando a pickup
V = 16 Km/h : 3,6 = 4,44m/s
P = m x v
P = 2650 . 4,44
P = 11766 Kg
Considerando o caminhão
V = 16 Km/h : 3,6 = 4,44m/s
P = m x v
P = 9080 . 4,44
P = 40315,2 Kg
5.
6.
m/s