Engenharia Algoritmos
Atuo como Projetista Sênior em Telecomunicações e Metro-ferrovia, em uma multinacional de São Paulo. Presto suporte às equipes de implantação e projetos, e meu ponto forte dentro da empresa é o desenvolvimento de procedimentos de montagem e testes de equipamentos de Sinalização e Controle de Trens e Telecomunicações.
Serão demonstrados dois exemplo da minha rotina profissional, sendo: 1º - Elaboração de Documentos de Instalação; 2º - Análise Preliminar de Riscos (APR) – Atividades em Obras.
Primeiro Exemplo: Elaboração de Documentos de Instalação.
Atualmente desenvolvi um procedimento para montagem de um equipamento que movimenta trilhos, para o Sistema Ferroviário. Este procedimento foi utilizado para uma nova implantação, e como foi aprovado pelo órgão responsável do governo de São Paulo, e comprovado o desenvolvimento em campo, as futuras implantações deverão seguir o mesmo.
Estarei passando um breve resumo da rotina de testes para detectar falhas deste determinado equipamento na qual tenho que praticar boa parte dos dias.
Aparelho de Mudança de Via - Detecção de falhas mecânicas
A possibilidade de falha do acionamento do dispositivo de mudança de via por motivo de defeito mecânico no projeto construtivo do equipamento é muito pequena.
Falhas podem surgir, por exemplo, junto às partes externas das peças de transmissão. Os erros devem ser identificados nos seus processos de detecção e, quando surgirem, eliminados. Com isto devem ser ajustadas novamente as peças de transmissão. Se isto não for possível, as peças devem ser trocadas.
Falhas por motivo de falta de manutenção ou ajuste insuficiente devem ser verificadas e eliminadas.
Uma possível definição de erro e causa, além de sua eliminação, é representada na seqüência. Os dados valem do mesmo modo no surgimento de problemas durante o primeiro período de funcionamento do equipamento e em uma segunda situação de acionamento.
Segundo Exemplo: Análise Preliminar de Riscos