Engen
1> Introdução:
A idéia de realizar competições de Física vem de encontro aos apelos de uma re-estruturação no ensino em geral. A busca de ferramentas que valorize não só a teoria, mas também práticas, espírito de grupo e principalmente atividades que valorizem o aprendizado de forma lúdica. A atividade procura desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em equipe, distribuindo tarefas, pesquisando e criando um projeto próprio que será avaliado pelo “mercado” (demais alunos), simulando condições de vida profissional.
2> Recursos Experimentais Utilizados: - Multímetro | - Pilha de até 1,5 V | - Fios Conectores | - Guindaste | - Clipes | - Peça de material Ferromagnético |
3> Objetivo do Protótipo:
Após construção do Guindaste com eletroímã, o mesmo deverá atrair a maior quantidade de clipes possível, utilizando para isso 1 pilha de no máximo 1,5 V. Essa pilhas pode ser recarregável. Um guindaste pode atrair mais de 300 clipes, dependendo do equipamento utilizado.
4> Objetivos Práticos:
Nesta atividade destaca-se o desenvolvimento de projetos de estruturas resistentes; aplicação de habilidades na solução de problemas para a ligação do eletroímã no guindaste; construção de um equipamento confiável; aplicar conhecimentos de eletromagnetismo na escolha dos materiais.
5> Desenvolvendo a Atividade:
5.1> O participante deverá construir um guindaste que deverá conter uma alavanca para baixar um eletroímã e levantar o mesmo.
5.2> O trabalho final deverá ser parecido fisicamente com um guindaste.
5.3> O material usado para a construção do suporte, assim como do braço (haste) e eletroímã ficam as escolhas do participante.
5.4> A única fonte de energia para alimentação do eletroímã será 1 pilha de no máximo 1,5 V.
5.5> É proibido o uso de baterias, energia elétrica ou qualquer outra fonte não atendendo ao item anterior.
5.6> É expressamente vedado o uso de material