eng - ventilação
O conforto ambiental está associado às seguintes variáveis: ruído, iluminação, temperatura, umidade, pureza e velocidade do ar, radiação, metabolismo e tipo de vestimenta. Cada uma delas representa uma parcela importante no bem-estar da pessoa e na qualidade da atividade desempenhada.
Conforto térmico
O corpo humano atua como uma máquina térmica, que recebe calor, realiza trabalho e rejeita calor ao ambiente, conforme a primeira lei da termodinâmica, segundo a qual: calor ganho – calor rejeitado = saldo.
Como a temperatura do corpo deve ser constante (37ºC), o saldo deve ser nulo. O controle do balanço térmico é feito pelo sistema de termorregulação cujo comando se encontra no hipotálamo. Quando o saldo tende a ser negativo, ocorre a vasoconstrição e, se necessário, o tiritar; quando o saldo tende a ser positivo, ocorre a vasodilatação e a sudorese.
Ventilação:
Processo de renovação do ar de um recinto.
Objetivo:
Controlar a pureza e o deslocamento do ar em um ambiente fechado.
Importante!
Dentro de certos limites, a substituição do ar também pode controlar a temperatura e a umidade do ambiente.
O conforto nas edificações:
O excesso de umidade, temperatura, vento, ruídos, calor afetam a saúde e o bem estar das pessoas.
NOÇÕES DE VENTILAÇÃO INDUSTRIAL
Pré-requisitos necessários:
Projeto, construção, manutenção de máquinas/equipamentos:
Ao se projetar um edifício industrial, é necessário considerar alguns fatores, tais como: disposição geral de máquinas, circulação de pessoas, altura da edificação (pé direito), visando possibilitar uma ventilação natural por aberturas de janelas.
As máquinas e equipamentos que poluem o ambiente de trabalho devem ser cuidadosamente projetados, prevendo-se enclausuramentos, anteparos, automação, não permitindo que poeiras, gases, vapores etc. sejam dispersos no ar.