enfermeira
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA
THAYS B. CONCEICAO
Antiprojeto de pesquisa submetido ao Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade federal de Santa Catarina, para seleção de mestrado.
Área de Concentração: Ciências Humanas e políticas publicas em saúde
Tema: Violência em saúde
Orientadora: Profa. Dra. Elza Berger Salema Coelho
Florianópolis, 2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2.JUSTIFICATIVA 5
3.OBJETIVOS 6
2.1 Objetivo Geral 6
2.2 Objetivos Específicos 6
4.METODO 7
4.1 Desenho do estudo 7
4.2 Cenário do estudo 7
4.3 Sujeitos da pesquisa 8
4.4 Instrumento 9
4.5 Tratamento dos Dados 10
5.CUIDADOS ÉTICOS 11
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
7.ANEXOS 12
8.APÊNDICE 12
1. INTRODUÇÃO
Para a OMS a violência constitui o uso intencional da força ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação(1).
Ainda segundo o mesmo autor a forma mais comum de violência contra a mulher é aquela cometida pelo parceiro íntimo, a qual se refere a qualquer ato ou comportamento dentro de uma relação íntima que causa dano físico, psíquico ou sexual aos membros da relação(1). Quando esta situação de “violência ou ameaça de violência física, sexual ou psicológica ocorre à mulher grávida” a Organização Panamericana de Saúde definiu em 2007 como sendo o fenômeno “violência durante a gestação”.
Pesquisas realizadas em diversos continentes, Estados Unidos da América(7-10) Europa(11-13), África(14, 15) e Brasil() trazem em sua maioria o principal agressor da mulher no período gestacional como sendo seu