Enfermagem
Craig Freudenrich, Ph.D. HowStuffWorks - Como funciona o DNA. Publicado em 20 de março de 2007(atualizado em 05 de setembro de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/dna1.htm (03 de dezembro de 2012)
É a parte mais importante de uma célula, pois nele contem informações que passam de gerações para gerações. O DNA é uma ácido nucléico, o mesmo é encontrado no núcleo de toda célula humana e tem como funções de orientar a célula, juntamente com o RNA, na fabricação de novas proteínas que irão determinar nossos traços biológicos que passa de uma geração a outra. O DNA em uma célula é um padrão feito de quatro partes diferentes que são chamadas de nucleotídeos. Cada nucleotídeo consiste em um açúcar (desoxirribose) ligado a um lado a um grupo fosfato e ligado ao outro lado para uma base de nitrogênios. Há duas classe dessas bases de nitrogênio que são as purinas (estruturas aneladas duplas) e as pirimidinas(estruturas aneladas simples).Suas quatro bases são: adenina(A): uma purina, citosina(C): uma pirimidina, guanina(G): uma purina, timina(T): uma pirimidina.
De acordo com Watson e Crick a estrutura da molécula de DNA é comparada uma escada caracol, onde os mesmo exemplificam da seguinte forma: que o lado das escadas encontram-se as porções fosfato-açúcar dos nucleotídeos adjacentes ligados juntos. As base dos nitrogênios são ligadas aos filamentos do DNA onde se unem as purinas com as pirimidinas.
A replicação do DNA ocorre no citoplasma (no caso dos procariontes) e no núcleo(no caso dos eucariontes), sendo que o processo é o mesmo. A mesma se dá inicio quando a sua dupla hélice segue em direção oposta, ao se desenrolar a dupla hélice do DNA servira de modelo para uma nova molécula.
Palavras chave: DNA. Nucleotídeos.