Enfermagem
2 – A Passagem da Idade Média ao Renascimento Nasce no renascimento, o humanismo moderno. De acordo com Luís Cláudio Figueiredo, seria neste período que passaria a se afirmar uma concepção de subjetividade privada.
Privacidade, intimidade, sujeito como um ser onde ele pode “ter um tempo para si” se isolar, nem sempre as coisas foram desta forma. O humanismo só veio a tomar a forma que conhecemos hoje, (o ser, o homem como medida de todas as coisas e centro do mundo) no renascimento. A experiência passa a ser subjetivada e totalmente dependente de nos, passamos a ser o centro e único objeto da experiência, e como se sua experiência fosse única e jamais ninguém poderá passar ou sentir aquilo exatamente desta forma. Na Idade Media isto jamais seria permitido, pensar desta forma, ter suas próprias e únicas experiências. Tampouco haveria lugar para a privacidade.
Tais pessoas na idade moderna não poderiam optar por escolhas, pelo rumo de sua própria vida, é como se o ser humano vivesse em constante dependência do outro.
3 – O Humanismo no Renascimento Surge o humanismo no renascimento e consigo vem uma grande mudança na concepção do homem no mundo. Nasce a necessidade do homem de “cuidar de si”.
No renascimento houve uma diminuição do poder da igreja, ou seja, até então o homem