Enfermagem
ARTIGO ORIGINAL
ERROS NA MEDICAÇÃO: ANÁLISE DAS SITUAÇÕES RELATADAS PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM*
MEDICATION ERRORS : ANALYSIS OF SITUATIONS REPORTED BY NURSING STAFF
Viviane Tosta de Carvalho1 & Silvia Helena De Bortoli Cassiani2
1 Enfermeira. Mestre pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP; 2Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. CORRESPONDÊNCIA: Viviane Tosta de Carvalho. Rua Otto Benz, 523. Nova Ribeirânia. CEP 14096-580 Ribeirão Preto; São Paulo; Brasil. email: vtrbarros@uol.com.br.
CARVALHO VT & CASSIANI SHB. Erros na medicação: análise das situações relatadas pelos profissionais de enfermagem. Medicina, Ribeirão Preto,33: 322-330, ,jul./set. 2000.
RESUMO: Os erros na medicação são alguns dos indicadores da qualidade de saúde prestada aos pacientes hospitalizados. O objetivo deste estudo foi analisar as situações que conduziram os profissionais de enfermagem aos erros na administração de medicamentos, com base em relatos de erros ocorridos. O local de estudo foi um hospital no interior do Estado de São Paulo. Foram entrevistados sete enfermeiros, um técnico de enfermagem e 23 auxiliares de enfermagem do setor de clínica médica do referido hospital. O referencial metodológico adotado foi uma adaptação da técnica do Incidente Crítico. Da análise foram identificadas 56 situações, agrupadas em quatro categorias: falha no cumprimento de políticas e procedimentos (25), falha no sistema de distribuição e preparo dos medicamentos pela farmácia (15), falha na comunicação (10) e falha no conhecimento (06). Fornecer um ambiente seguro com disponibilidade de recursos humanos e físicos faz-se necessário para a prevenção de futuros erros de medicação, assim como investimentos no conhecimento sobre administração de medicamentos aos profissionais de enfermagem, visando a uma assistência de enfermagem com qualidade. UNITERMOS: