Enfermagem
1) Caracterize o que são parasitas.
Os parasitas são microorganismos que realizam suas atividades vitais (alimentação, reprodução, etc) dentro de outras células, competem não apenas pelo hospedeiro, mas também por alimento e por habitat, isso contra sua própria espécie em algumas situações. Produzem enormes quantidades de ovos e cistos, sendo que estes acabam por contaminar o ambiente, facilitando assim, a contaminação humana e de outros seres vivos.
2) Qual a influência da globalização na proliferação de doenças infecciologisas?
Com o advento da globalização ficou mais fácil a transmissão de doenças infecciosas devido ao alto fluxo de pessoas entre países, estado e cidades, uma vez que, nós seres humanos somos transmissores de microorganismos, estes podem ser transmitidos por nossa saliva, suor e diversas outras secreções corpóreas.
3) Qual a relação da saúde pública e as doenças infecciosas?
Muitas doenças se tornam um problema de saúde pública, quando se tornam endêmicas de uma determinada região, por exemplo. Os insetos, por exemplo, podem causar diversas infecções aos seres humanos, tais como: doença de chagas, malária, filariose, etc.
4) Qual o objetivo da vigilância epidemiológica?
A vigilância epidemiológica tem o propósito de promover a detecção imediata de doenças para limitar suas complicações, assim como identificar fatores de risco para prevenir o seu surgimento. Desvendar os mistérios das infecções é papel dos profissionais da área da saúde, inclusive da vigilância sanitária.
5) Como o meio ambiente pode influir nas doenças infectocontagiosas?
O meio ambiente possui elementos fundamentais que propagam doenças infecciosas, tais como solo, água, condições climáticas, condições geográficas, etc. O solo, por exemplo, se comporta como um hospedeiro intermediário na transmissão de doenças, tendo em vista que este pode acomodar diversos microorganismos propagadores de doenças infecciosas, oferecendo