Enfermagem
Prof. Herculano Campos
Anatomia e Fisiologia Humana
As
ciências da anatomia e da fisiologia são o fundamento para a compreensão das estruturas e das funções do corpo humano. A anatomia (ana = através de; tomia = processo de corte) é a ciência da estrutura e das relações entre as estruturas. A fisiologia (fisio = natureza; logia = estudo de) é a ciência das funções corporais, isto é, como as partes do corpo trabalham.
Exemplifique como a estrutura
de uma parte do corpo está relacionada com sua função.
Níveis de Organização do Corpo Humano
Sistema Esquelético
Componentes: Ossos e articulações do corpo e suas cartilagens associadas.
Funções: Sustenta e protege o corpo; fornece uma área específica para fixação muscular; auxilia nos movimentos corporais; armazena células que produzem as células sanguíneas e armazena minerais e lipídeos (gorduras).
Sistema Muscular
Componentes: Refere-se especificamente ao tecido muscular esquelético, que é a musculatura em geral ligada aos ossos (outros tecidos musculares incluem o liso e o cardíaco).
Funções: Participa da execução de movimentos corporais, como caminhar; mantém a postura; e produz calor.
Sistema Tegumentar
Componentes: Pele e estruturas associadas a ela, como pelos, unhas e glândulas sudoríferas e sebáceas. Funções: Ajuda a regular a temperatura corporal; protege o corpo; elimina alguns resíduos; ajuda a produzir vitamina D; detecta sensações como tato, pressão, dor, calor e frio.
Componentes: Encéfalo, medula espinal, nervos e órgãos dos sentidos especiais, como os olhos e as orelhas.
Funções: Regula as atividades corporais por meio de impulsos nervosos, detectando mudanças no meio ambiente, interpretando-as e respondendo a elas, mediante contrações musculares ou secreções glandulares.
Sistema Nervoso
Sistema Endócrino Componentes: Todas as glândulas e tecidos que produzem substâncias químicas reguladoras das funções do corpo, denominadas hormônios. Funções: Regula