enfermagem
Anatomia do Aparelho
Respiratório
Enfª Cibele Lopes
Anatomia:
• O aparelho respiratório tem como objetivo:
╣Facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico assegurando permanentemente no sangue uma concentração de O2 necessária para atender as reações metabólicas e em contrapartida servindo com via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico
(CO2).
Composição do aparelho respiratório:
1. Nariz: protuberância situada no centro da face.
2. Seios nasais: são cavidades pneumáticas escavadas nos ossos que se dispõe em torno da cavidade nasal, constituindo pequenas bolsas cujas aberturas estabelecem comunicação com esta cavidade. 3. Faringe: é um segmento muito importante, porque na realidade constitui um entroncamento para passagem de ar e dos alimentos, o que faz com que ela pertença ao mesmo tempo aos aparelhos respiratório e digestivo.
4. Laringe: é o segmento das vias aéreas que segue a faringe, além da passagem do ar, ela desempenha importante função na produção dos sons, do que resulta da fonação.
5. Traquéia: constitui o tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais ( fazem ligação da traquéia com os pulmões).
6. Pulmões: são 2 vísceras situadas de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, a fim de oxigena-lo, diminuindo o gás carbônico (hematose).
Hematose
•
A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases:
1. Oxigênio
2. dióxido de carbono.
•
Devido a esse processo, mediando o sistema respiratório e o sistema circulatório, o sangue venoso, concentrado em CO2 e convertido em sangue arterial rico em O2, é distribuído aos tecidos do organismo para provimento das reações metabólicas das células.
3.