Enfermagem
CURSO DE ENFERMAGEM
Luis Carlos Pereira Soares
Daiane Dagla Ferreira
RESENHA
Santa Cruz do Sul
Novembro de 2013
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
Luis Carlos Pereira Soares
Daiane Dagla Ferreira
ABORTO
DINIZ, Débora; MEDEIROS, Marcelo, Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna. Ciênc. saúde coletiva [online], 2012.
Santa Cruz do Sul
2013
RESENHA:
Na introdução do artigo Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna. Escrito por Débora Diniz e Marcelo Medeiros, e publicado pela Ciência & saúde coletiva [online], no ano de 2012, vem de imediato é mencionando que o aborto é crime, e quem pratica é punido nos rigores da lei.
Para os estudos sobre o aborto no Brasil foram utilizados três tipos de abordagem metodológica, sendo a primeira a análise dos registros de internações hospitalares, a segunda foram as pesquisas no leito com as mulheres internadas por complicações com o aborto e por fim a terceira, fora do ambiente hospitalar.
O estudo destaca que o índice de aborto é mais freqüente em mulheres de baixa escolaridade, e as pesquisas face a face revelam que oitenta em cada cem mulheres que fizeram o aborto, omitem o feito, também revela que no ano de 2005 houve 2,07 abortos para cada 100 mulheres entre 15 e 49 anos, e 20% destes abortos resultaram em internações devido a complicações.
A pesquisa foi realizada no Brasil urbano e abrangeu mulheres com idade entre 18 e 39 anos, no ano de 2010.
Os autores relatam que estimativas diretas foram realizadas em áreas geográficas menores do Brasil, como em Pelotas (RS), através da técnica, onde as entrevistas responderam um questionário sigiloso e depositaram em uma urna. Os autores informam que tal técnica é considerada uma das melhores alternativas para a pesquisa. O estudo em Pelotas (RS) possui semelhanças, de acordo com os