enfermagem
1.Qual a importância dos aminoácidos?
R: Aminoácidos representam 20% do corpo humano e são unidades fundamentais para constituição deproteínas, que são moléculas essenciais para manter o funcionamento de qualquer organismo vivo, além de executar importantes funções como neurotransmissores, formação de hormônios, medicamentos, metilação, etc.
2.Comente algumas funções importantes exercidas pelos aminoácidos.
R: Síntese de proteínas em vários órgãos, sendo essas proteínas vitais para o funcionamento de qualquer organismo vivo, como hormônios e enzimas. Outras funções incluem a regeneração e constituição da proteína muscular, como é o caso da albumina, leucina, valina e isoleucina. O ácido aspartico, por exemplo, está envolvido na conversão de carboidratos em energia e a prolina na constituição de tecidos conjuntivos.
3.Defina aminoácidos essenciais e não-essenciais, exemplificando-os?
R: Aminoácidos essenciais são aminoácidos de suma importância para o corpo humano, porém eles não são sintetizados ou quando são, em doses abaixo do necessário para a manutenção do corpo, como é o caso da fenilalanina, que tem importante papel na comunicação dos neurônios fazendo parte da constituição dos neurotransmissores, além de ser unidade de constituição do colágeno, por isso, alimentos como vegetais e carnes são fontes para suprir a necessidade de nosso corpo.
Aminoácidos não-essenciais também são de suma importância para a manutenção do homem, masesses, ao contrário dos essenciais, são produzidos na quantidade necessária a partir de metabólicos que são encontrados em nossa alimentação, como exemplo a taurina, que age como transmissor metabólico e fortalece as contrações cardíacas.
4- Caracterize estruturalmente um aminoácido (desenhando e comentando)
R: A estrutura geral de um aminoácido consiste num carbono quiral α, um grupo carboxila (COO –), umgrupo amina (NH3), um átomo de hidrogênio e um grupo radical R, as diferenças existentes