enfermagem
Coração possui quatro câmaras (2 átrios e 2 ventrículos) formados por células miocárdicas contráteis
Existem também estruturas especializadas na gênese e na condução da atividade elétrica constituída por células musculares modificadas.
No átrio direito está localizado o nódulo sinoatrial (NSA) na porção entre ajunção da veia cava superior e o átrio direito.
O NSA é denominado o marcapasso cardíaco, pois é o local de gênese da atividade elétrica cardíaca espontânea
No átrio direito há também o nódulo atrioventricular (NAV) essa estrutura também é especializada na condução da atividade elétrica, situada próximo ao seio coronariano
Outro tecido de condução é o feixe de His que parte de NAV se estendendopara todo a musculatura ventricular se dividindo formando uma extensa rede de condução intraventricular.(Fibras de Purkinje)
A musculatura dos átrios estão separadas da musculatura dos ventrículos, sendo que a única forma de comunicação elétrica entre os átrios e os ventrículos é o feixe atrioventricular
O feixe atrioventricular é formado pelo nódulo atrioventricular, feixe de His e fibras de Purkinje.
O feixe de His permanece isolado eletricamente, envolto por uma bainha detecido conjuntivo ao longo de todo o seu trajeto a primeiras conexões coma massa ventricular ocorre no terço inferior do septo.
Há diversas peculiaridades no músculo cardíaco no que se refere a gênese do potencial de repouso quanto ao potencial de ação (PA).
Os potenciais de ação do músculo cardíaco caracterizam-se por sua longa duração. E pode ser dividido em quatro fases
A partir do repouso (Fase 4)
Observa-se uma rápida despolarização (+40mV) seguida por uma repolarização rápida (Fase 1)
Durante a repolarização rápida há um platô de duração variável (fase 2) onde a célula fica com potencial despolarizado, próximo ao 0 mV
Depois a célula sofre uma completa e rápida despolarização (Fase 3)
Essa