enfermagem
O que a reabilitação significa para mim?
Para um paciente renal, a reabilitação envolve retornar a um estado de saúde normal, aproveitar o relacionamento com amigos e familiares e se sentir útil.
Muitas pessoas precisam ter um trabalho para se sentir útil. Alguns pacientes renais podem trabalhar em tempo integral ou meio-período. Outros não podem trabalhar, mas estudam ou ajudam em casa.
Existem ainda muitas outras maneiras de uma pessoa se sentir útil, como:
Fazer trabalho voluntário
Visitar amigos e familiares
Fazer exercícios
No início, a doença pode afetar a auto-confiança, tornando difícil para o paciente pensar em voltar às atividades que fazia antes. Com a ajuda de sua família, amigos e cuidados médicos, o paciente poderá começar um novo modo de vida.
O que o paciente pode fazer para melhorar sua força física e emocional?
Melhorar a força física é uma parte importante da reabilitação. A diálise ou o transplante pode melhorar a saúde, no entanto, as mudanças causadas no corpo pela insuficiência renal podem diminuir o nível de energia e resistência.
O rim saudável produz um hormônio chamado eritropoetina (EPO), cuja função é ajudar seu corpo a produzir glóbulos vermelhos que são células que transportam oxigênio pelo corpo. Quando o rim não funciona bem, o corpo produz menos EPO. Isso significa que o paciente renal terá menos glóbulos vermelhos o que resultará em anemia. Essa é uma das razões pela qual o paciente se cansará facilmente.
Um tipo artificial desse hormônio é usado hoje para tratar a anemia em doentes renais. Esse tratamento tem ajudado muitos pacientes a se sentir mais fortes.
Os exercícios físicos também podem são importantes para recuperar a força física. Porém, é importante a orientação médica sobre o programa de exercícios mais recomendado para cada paciente.
Por causa da doença crônica, o paciente pode sentir atemorizado ou desencorajado quando pensa no futuro. Ele pode se sentir enfurecido,