Enfermagem
O tecido epitelial apresenta as seguintes características: falta de espaço entre as células (células justapostas), falta de vascularização, pequena quantidade de Matriz Extra Celular e excelente capacidade de renovação celular.
O tecido epitelial em princípio não contém vasos sanguíneos. São raros os epitélios que possuem vasos no seu interior. As suas células estão sempre apoiadas sobre um tecido conjuntivo no qual existem vasos sanguíneos e linfáticos que fornecem oxigênio, nutrientes e outras moléculas ao epitélio e recolhem gás garbônico, líquido, metabólitos e secreções. O núcleo dos vários tipos de células epiteliais tem forma característica, variando de esférico até alongado ou elíptico. A forma dos núcleos geralmente acompanha a forma das células.
Fonte: http://www.todabiologia.com/anatomia/tecido_epitelial.htm
2. APRESENTE AS DIVERSAS FUNÇÕES DESSE TECIDO RELACIONANDO COM SUAS LOCALIZAÇÕES ANATÔMICAS.
Sua principal função é proteger o corpo contra a entrada de microorganismos (vírus, bacterias, protozoários), substâncias químicas e agressões físicas (cortes, pancadas, arranhões).
Os epitélios são divididos em dois grupos principais, de acordo com sua estrutura e função: epitélios de revestimento e epitélios glandulares.
# Epitélios de revestimento:
Neste as células são organizadas em camadas que cobrem a superfície externa do corpo ou revestem as cavidades do corpo.
Exemplos de localizações e suas funções:
º Revestimento de vasos (endotélio); Revestimento das cavidades pericárdica, pleural, peritoneal (mesotélio).
Funções: facilita o movimento das vísceras (mesotélio); transporte ativo por pinocitose (mesotélio e endotélio); Secreção de moléculas biologicamente ativas (endotélio).
º Revestimento externo do ovário, ductos de glândulas, folículos tireoidianos.
=Funções: Revestimento, secreção.
º Revestimento do intestino, vesícula