enfermagem
Da
Criança
TESTES:PEZINHO ORELHINHA OLHINHO
TESTE
DO
PEZINHO
Teste do Pezinho
A triagem neonatal - popularmente conhecida como "teste do pezinho" - é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada uma dessas doenças.
Toda criança nascida em território nacional tem o direito à triagem neonatal. Os exames realizados detectam se o bebê tem possibilidade de apresentar algum distúrbio que possa interferir no desenvolvimento normal.
Esse exame abrange vários tipos de testes, o que se chama de Triagem neonatal ampliada -, que poderão indicar uma série de moléstias a serem tratadas precocemente. O teste do pezinho é realizado em todos os bebês. O resultado estará disponível na internet, mediante senha de acesso, quinze dias após a alta. Um contato poderá ser feito antes desse prazo, para confirmação, caso haja alguma alteração.
O teste do pezinho detecta as seguintes doenças:
FENILCETONÚRIA
Doença causada pela falta de uma enzima que transforma a fenilalanina - um aminoácido presente em todas as proteínas - em tirosina. Ocorre o acúmulo de fenilalanina - que poderá afetar o cérebro e levar à deficiência mental.
GALACTOSEMIA
É uma deficiência de uma enzima (galactose-1-fosfato uridil transferase) responsável pelo processamento do açúcar contido no leite (chamado galactose). Quando as crianças com deficiência desta enzima ingerem leite, ocorre acúmulo de galactose nas células do fígado, dos rins, do cérebro e dos olhos, acarretando prejuízo para esses órgãos.
DEFICIÊNCIA DE BIOTIONIDASE
A deficiência de uma enzima que reaproveita uma vitamina chamada biotina e que resulta na falta desta vitamina. As crianças com esta