enfermagem
Os componentes do sistema circulatório são:
Coração
Vasos sanguíneos(veias e artérias) e linfáticos
Sangue.
Este sistema tem diferentes e importantes funções no organismo, entre elas podemos citar: o transporte de gases (como foi apresentado no sistema respiratório) e o transporte de diversas outras substâncias como os nutrientes, hormônios e excreções. Além disso, as células sanguíneas executam a defesa imunológica .
Pela sua complexa constituição e funções o sangue será estudado em capítulo específico. Os vasos linfáticos serão parcialmente estudados neste capítulo e em parte no capítulo sobre órgãos linfóides e defesas do organismo.
O CORAÇÃO.
O coração é uma bomba de compressão que contém quatro câmaras por onde passa o sangue para ser direcionado às diferentes partes do organismo.
Está localizado no mediastino (espaço entre os dois pulmões na região central do tórax) encaixado na porção inferior do pulmão esquerdo tendo sua porção inferior deslocado para a esquerda.
A parede cardíaca é formada, de dentro para fora, por três camadas teciduais a saber: (a) endocárdio – tecido epitelial pavimentoso simples que corresponde ao endotélio dos vasos sanguíneos; (b) miocárdio – espessa camada de músculo estriado cardíaco, ricamente vascularizado pelos vasos coronarianos e (c) o epicárdio – envoltório protetor de tecido conjuntivo. O espaço em torno do coração é o pericárdio.
A parte interna do coração tem câmaras cardíacas em número de quatro: dois átrios(ou aurículas) superiores e dois ventrículos inferiores. O lado esquerdo do coração não se comunica com o lado direito sendo separados pelo septo cardíaco. O átrio esquerdo tem comunicação como ventrículo direito, porém separado deste por uma válvula com duas ”pontas” a válvula bicúspide ou mitral e o lado esquerdo o átrio é separado do ventrículo por uma válvula de 3 “pontas” (tricúspide).
Como será avaliado mais adiante (circulação sanguínea) no lado esquerdo do coração