enfermagem
Conceito: É PERIODO QUE SE SEGUE AO PARTO NO QUAL OCORREM MANIFESTAÇÕES INVOLUTIVAS E DE RECUPERAÇÃO DO ORGANISMO MATERNO OCORRIDAS NA GESTAÇÃO E NO PARTO.
Purperio patológico
Conceito: São complicações que se instalam após o terceiro período de trabalho de parto até algumas semanas pós parto. São elas:
- Hemorragias pós parto;
- Infecções;
- Doenças tromboembólicas;
- Alterações das mamas lactentes;
- Depressão pós parto.
Infecção puerperal
Conceito: É qualquer infecção das vias genitais no período de pós-parto recente.
Etiologia: A amnionite febril durante o trabalho de parto pode ser seguida por uma endometrite secundária, miometrite, parametrite ou pirexia puerperal. Certas condições predispõem a que bactérias da flora vaginal normal (estreptococos anaeróbios e estafilococos) tornem-se patogênicos no puerpério; essas incluem anemia, pré-eclâmpsia, ruptura prematura de membranas, trabalho de parto prolongado, partos traumáticos, exames repetidos, retenção de fragmentos placentários dentro do útero e hemorragia pós-parto.
Os mesmos fatores tornam-se contaminantes introduzidos exogenamente (E. coli, estreptococos b -hemolíticos, Streptococcus faecalis, anaeróbios e, até mesmo,Clostridium perfringens) e capazes de se multiplicarem no útero e na vagina.
Tipos:
• Infecção Vulvoperineal: Muito freqüente na era pré-antibiótica (abscessos), as infecções perineais são, na atualidade, raras e se manifestam, particularmente, nas parturientes cujo períneo, pelo manuseio excessivo se apresenta resistente e com lesões e edema que exigem episiotomias amplas que invadem a fossa isquiorretal.
• Vaginite-Cervicite: A presença de numerosa flora polimicrobiana no canal cervicovaginal, em gestantes assintomáticas, justifica por que sobre mucosa vaginal traumatizada e sobre cérvix uterina com lesões necróticas (cervicodilatação incompleta com apresentação cefálica insinuada) podem se instalar processos infecciosos superficiais.
•