ENFERMAGEM
Dorsiflexão é o movimento de aproximação do dorso do pé à parte anterior da perna. A amplitude desse movimento é em torno de 20°. Os músculos que atuam neste movimento são o tibial anterior, o extensor longo dos dedos e o fibular terceiro.
Plantiflexão consiste em abaixar o pé procurando alinhá-lo em maior eixo com a perna, elevando o calcanhar do chão. A amplitude média desse movimento é de 50°. Esse movimento é realizado principalmente pelos músculos sóleo e gastrocnêmios.
Inversão ocorre quando a borda medial do pé dirige-se em direção a parte medial da perna. A amplitude máxima deste movimento é de 20°. Realizado principalmente pelo músculo tibial posterior, e auxiliado pelos músculos gastrocnêmios, sóleo e flexor longo dos dedos.
Eversão ocorre quando a borda lateral do pé dirige-se em direção a parte lateral da perna. A amplitude máxima é de 5°. Realizado principalmente pelos músculos fibular curto e longo, auxiliado pelos músculos extensor longo dos dedos e fibular terceiro.
Abdução é o movimento que ocorre no plano transverso, com os artelhos apontando para fora.
A adução consiste no movimento oposto, de apontar os artelhos para dentro.
Pronação este movimento é triplanar, ocorre com uma combinação de movimentos sendo formado por uma eversão do calcâneo, abdução e dorsiflexão, onde o calcâneo move-se em relação ao tálus.
Supinação é o oposto da pronação, ocorrendo uma inversão do calcâneo, adução e flexão plantar.
Termos relacionados aos movimentos
Flexão: Diminui o ângulo da articulação.
Extensão: Aumenta o ângulo.
Hiperextensão: Estender uma articulação além do seu estado natural
Rotação Medial ou Interna: Deslocando sua face anterior para dentro.
Rotação Lateral ou Externa: Deslocando sua face anterior para fora.
Abdução: Afastado do corpo.
Adução: Em direção ao corpo.
Planos anatômicos
Há três planos de corte principais em