ENFERMAGEM
Código CID-10: G11.2
I - DEFINIÇÃO DA DOENÇA E CRITÉRIOS PARA SEU DIAGNÓSTICO
Ataxia cerebelar é a incapacidade de coordenar movimentos voluntários, não relacionada com deficiência motora, observada em pacientes com distúrbios cerebelares. Pode se manifestar quando o paciente está de pé (ataxia estática); quando se põe a andar (ataxia locomotora); ou quando quer executar um movimento (ataxia cinética). As ataxias podem ser classificadas em agudas e crônicas; e em hereditárias e adquiridas. A ataxia aguda é geralmente de etiologia infecciosa, pós-infecciosa ou tóxica, estando entre os agentes mais comuns os vírus da varicela, o herpesvírus humano 4 (vírus Epstein-Barr) e os vírus da encefalite. Entre as ataxias tóxicas estão as causadas por barbitúricos, hipnóticos, anti-histamínicos e o álcool, entre outros. Também pode ter origem em distúrbios vasculares, hemorragias cerebelares e neoplasias.
Para diferenciar uma ataxia cerebelar de uma ataxia sensorial é importante saber que o cerebelo coordena e equilibra os movimentos apenas se ele recebe as informações proprioceptivas adequadas. Assim, se o sistema proprioceptivo está alterado o paciente apresenta ataxia e alterações e desequilíbrio. Os defeitos proprioceptivos podem ser compensados pela visão, assim, o paciente com perdas sensórias apresentará dificuldade de movimento com os olhos cobertos.
Quadro diferencial da ataxia cerebelar e sensória
Achados Clínicos Ataxia cerebelar Ataxia Sensória
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hipotonia Presente Ausente
Dismetria Presente