enfermagem
As plantas medicinais são utilizadas pela população desde as antigas civilizações, e a partir daí, o homem baseado nas experiências adquiridas em observar animais que faziam uso das plantas quando doentes, foi aprendendo a conhecer as propriedades medicinais de cada vegetal. Esse conhecimento empírico transmitido de geração a geração foi de fundamental importância para que o homem pudesse compreender e utilizar as plantas como recurso terapêutico na cura de doenças que o afligiam.
O uso adequado das plantas medicinais traz uma serie de benéficos para a saúde, ajudado no combate de doenças infecciosas, doenças alérgicas entre outras. Entretanto, se uma planta medicinal não for usada corretamente poderá causar vários problemas ao organismo, dentre eles podemos citar as reações alérgicas.
Formas de consumo das plantas medicinais
Na medicina popular as preparações medicinais são as seguintes:
CHÁS → È a forma mais usada pela população, além do seu valor medicinal fornece água ao organismo facilitando a eliminação de substancias ruins ao corpo humano. Os chás podem ser preparados por:
a) INFUSÃO: Derramar agua fervente sobre a erva numa vasilha, tampar e deixar esfriar por 10 minutos. Usa-se para partes mais delicadas da planta: folhas e flores.
b) DECOCÇÃO: Por as ervas numa vasilha com água e levar ao fogo. Ferver durante 10 a 20 minutos. Usa-se para raízes, madeira, caule, cascas ou sementes. São partes mais duras que devem ser picadas e aconselha-se deixar durante a noite na água antes da decocção. Ex: Arruda; serve para combater a conjuntivite. Coar, esperar amornar e aplicar compressas de algodão várias vezes ao dia sobre os olhos.
c) MACERAÇÃO: colocar as ervas de molho durante 8 a 24 horas em líquidos na temperatura ambiente: água, vinho, cachaça ou mistura de água e álcool . As partes mais duras ficam mais tempo no líquido. Neste processo os minerais e vitaminas são mais aproveitados. Não são expelidos pelo vapor como nos