Enfermagem
Este capitula tem como objetivos quanto á aprendizagem:
1-Cuidado de enfermagem no PRÉ-OPERATÓRIO;
2-Cuidados de enfermagem no TRANS-OPERATÓRIO
3-Cuidado de enfermagem no PÓS-OPERATÓRIO;
3-Diagnóstico inicial de segurança no ambiente hospitalar;
4-Atitudes profissionais para o gerenciamento da segurança;
5-Responsabilidades legais;
6-Iluminação e ambiente;
Revisão do sistema operatório
O centro cirúrgico é constituído por uma equipe de profissionais,
Fase do pré-operatório
Esta fase tem início quando a intervenção cirúrgica é decidida e termina quando o cliente estiver na mesa de cirurgia. É nesta fase que se iniciam as orientações de um cuidadoso preparo de acordo com cada tipo de cirurgia.
O objetivo da assistência é promover o melhor estado físico e psicológico do cliente, visando evitar complicações no período pós-operatório.
O conteúdo do ensino pré-operatório imediato deve incluir informações sobre, procedimentos para a preparação cirúrgica, a seqüência de eventos pela a qual o cliente será submetido, o tipo de incisão prevista, hora da cirurgia, medicação pré-anestésica, as expectativas quanto a participação do cliente, a função dos vários membros da equipe hospitalar como: cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e o próprio cliente e a finalidade de diversos tipos de procedimentos pós-operatórios de rotina.
Estas orientações devem ser fornecidas aos clientes pelo cirurgião, e/ou enfermeiro da Clínica Cirúrgica e/ou enfermeiro do Centro Cirúrgico.
É importante na unidade de Clínica Cirúrgica o preenchimento completo do instrumento de “Controle de cuidados pré-operatório imediato”. Estes dados auxiliarão a equipe do Centro Cirúrgico a iniciarem a assistência, livre de riscos ao cliente.
NOME:______________________ QUARTO/LEITO:______ REGISTRO:_______________
CIRURGIA PREVISTA:_______________________________________________________
ITEM AÇÕES DE ENFERMAGEM SIM