Enfermagem
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
DIABETES MELLITUS.
Daynara Benjamim Roceti
Fernanda Barbosa
ARARAQUARA-SP 2011
Diabetes Mellitus
O diabetes mellitus (DM) não é uma única doença, mas um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia. Essa hiperglicemia é o resultado de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambos.
A classificação proposta pela Organização Mundial da Saúde e pela Associação Americana de Diabetes inclui quatro classes clinicas: DM tipo 1, DM tipo 2, outros tipos específicos de DM e diabetes mellitus gestacional.
Diabetes Mellitus Tipo 1
O DM tipo 1, forma presente em 5%-10% dos casos, é o resultado de uma destruição das células beta pancreáticas com conseqüente deficiência de insulina. Na maioria dos casos essa destruição das células beta e mediada por auto-imunidade, porém existem casos em que não há evidências de processo auto-imune.
Além do componente auto-imune, o DM1 apresenta forte associação com determinados genes do sistema antígeno leucocitário humano, alelos esses que podem ser predisponentes ou protetores para o desenvolvimento da doença.
A taxa de destruição das células beta e variável, sendo em geral mais rápida entre as crianças.
Diabetes Mellitus Tipo 2
Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é a forma presente em 90%-95% dos casos e caracteriza-se por defeitos na ação e na secreção da insulina. Em geral ambos os defeitos estão presentes quando a hiperglicemia se