enfermagem -fraturas
Saiba como identificar se o seu filho quebrou um osso
Por Fernanda Carpegiani - atualizada em 07/10/2013 10h43
Siga Revista Crescer no Pinterest
crianca; quebrada; machucada (Foto: Derek Shapton / Masterfile)
Se existe uma certeza nessa vida é a de que seu filho vai cair – literalmente. Essas quedas são a maior causa de fraturas em crianças e o acidente pode acontecer com um tombo, quando estão aprendendo a andar, ou a partir dos 2 anos, devido a traumas por prática de esportes e brincadeiras, como correr e subir em árvores.
Dá para prevenir as fraturas?
Supervisão é o mais importante. Esteja ao lado do seu filho enquanto ele ainda não souber se movimentar bem e oriente sobre perigos, como a prática de esportes sem equipamento de segurança. Em casa, retire os tapetes derrapantes e não deixe a criança andar de meias ou com sapatos de borracha muito aderente, cujo atrito com o chão favorece quedas. Fique de olho quando ele subir ou descer escadas e dê preferência a brincadeiras em locais que tenham grama, areia ou outro tipo de piso que amorteça eventuais impactos.
leia também
COMO PREVENIR O ENGASGO EM CRIANÇAS
Será que meu filho sofreu fratura?
Os principais sintomas são dor intensa, dificuldade de se mexer, inchaço e manchas roxas. Em alguns casos, dá para perceber uma deformidade no local, como um desvio no osso que antes era reto. Até os 3 anos, a criança tem dificuldade de expressar a dor, então observe se ela está irritada ou evita movimentar o membro.
Tem alguma parte do corpo mais suscetível a fraturas?
Como a criança estica o braço para se proteger de uma queda, os membros superiores, como braço, antebraço, cotovelo, punho e clavícula, estão mais sujeitos a sofrer uma fratura.
Ele quebrou um osso. E agora?
Imobilize o local. Se a fratura ocorreu no braço, você pode improvisar uma tipoia com pano. Dê um analgésico para atenuar a dor e vá ao pronto-socorro. Se houver outro ferimento, limpe com