Enfermagem do Trabalho e Urgências medicas
ENFERMAGEM DO TRABALHO
ENFERMAGEM DO TRABALHO/EMERGÊNCIAS MÉDICAS
Igor Murillo Oliveira Cavalcante de Carvalho
Aracaju-SE
01/11/2014
DESENVOLVIMENTO
A enfermagem do trabalho, anteriormente conhecida como enfermagem laboral, teve inicio no final do século XIX, na Inglaterra, onde os primeiros enfermeiros prestavam assistência de enfermagem na prevenção/saúde pública, realizando visitas domiciliares aos trabalhadores doentes e seus familiares.
No Brasil, a enfermagem do trabalho, assim como os demais profissionais de segurança e medicina do trabalho, foi incorporada às empresas como obrigatória, pois o governo tinha emergencia em reduzir o elevado índice de acidentes de trabalho.
Foi criado o Serviço Especializado em engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT) por meio da Portaria 3.237, de 27/06/1972, dimensionado de acordo com o de risco e o numero de trabalhadores das Empresas.
A Enfermagem do Trabalho, como especialidade, vem buscando desenvolver e aprofundar conhecimentos e ampliar seu papel junto a área de saúde do trabalhador desenvolvendo pesquisas que visam fundamentar teoricamente sua prática profissional, seguindo a trajetória da enfermagem na conquista de sua profissionalização.
O enfermeiro do trabalho precisa ser hábil para conseguir executar as atividades que estejam relacionadas a higiene, medicina e segurança do trabalho, integrando equipes de estudos, para propiciar a preservação da saúde e valorização do trabalhador.
Umas das atribuições que se destaca no perfil do Enfermeiro do trabalho seria saber estudar as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo de segurança, higiene e melhoria do trabalho
A enfermagem do trabalho pode ser dividida em três funções básicas, que seriam : Funções