Enfase no ambiente
Frederick K. M. Taylor (ano, p.) desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários. Suas idéias preconizaram a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização cientifica. Onde tiveram muitos estudos para verificar a habilidade humana de cada um.
Para ocupar posições na empresa, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de administrar um novo conceito. O administrador teve que desenvolver e fazer o uso de várias habilidades.
Robert L. Katz (ano, p.), classificou-se em três grandes habilidades: Técnicas, humanas e conceituais. Todo administrador precisa ter três habilidades, perceber que para desenvolver bem seu trabalho o administrador precisa dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.
Habilidades técnicas são as habilidades ligadas às execuções do trabalho, e do domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional, estão também relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se a facilidade de relacionamento interpessoal e grupal.
Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liberar e resolver conflitos pessoais ou grupais. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades. Saber trabalhar com pessoas e por intermédio delas.
Segundo Chiavenato (ano, p) habilidades técnicas: “ (...) Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas, e equipamentos necessários para o desenvolvimento de tarefas especificas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional.”
As habilidades técnicas são importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.
Segundo Chiavenato (2004, p.) “(...) Consiste na capacidade e na facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender