Energias sustentáveis
Um aerogerador consiste em uma hélice que se movimenta pela força do vento e é conectada a um gerador que produz eletricidade. Vários aerogeradores juntos são ligados a uma central de transmissão de energia e formam uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina depende de vários fatores: quantidade de vento que passa pela hélice; diâmetro da hélice; dimensão do gerador; e rendimento de todo o sistema, inclusive do regime de ventos na região onde está instalada. E não adianta somente ter ventos fortes para ser eficiente: a produção de energia eólica necessita de ventos constantes para girar as hélices do aerogerador.
A Energia eólica começou a ser explorada na década 70 quando ocorreu a crise do petróleo e países da Europa e os EUA começaram a investir em fonte de energia alternativas. Atualmente os cinco países que lideram o ranque de produção de energia eólica no mundo são a China ( com 62.773 megawatts), EUA ( com 46.919 megawatts), Alemanha ( com 29.075), Espanha ( com 21.673 megawatts) e Índia (com 15.800 megawatts).
ENERGIA EÓLICA NO BRRASIL
A primeira turbina de energia eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha em 1992. Dez anos depois, o governo criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica(Proinfa) para incentivar a utilização de outras fontes renováveis, como eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas(PCHs).
Desde a criação do Proinfa, a produção de energia eólica no Brasil aumentou de 22 MW em 2003 para 602 MW em 2009, e cerca de 1000 MW em 2011(quantidade suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 400 mil residências). Considerando o potencial eólico instalado e os projetos em construção para entrega até 2013, o país atingirá no final de 2013 a marca dos 4400 MW. Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, publicado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás, o território brasileiro tem capacidade para