Energias Limpas
CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,
ENGENHARIA AMBIENTAL E ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO AMBIENTAL
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
ADRIANA BORGES DOS SANTOS
FERNANDA GRAEFF
PAULO S. ROSA
LAJEADO, NOVEMBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO
Visto os problemas causados ao meio ambiente pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento de tais fontes, há o interesse em utilização e de fontes alternativas de energia.
Dentre as diversas fontes a energia solar é uma boa alternativa, pois não agride o meio ambiente, é renovável e não emite poluente.
Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases considerados poluentes. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa.
A produção e o consumo de energia de fontes limpas são de extrema importância para a proteção do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida das pessoas. Como não geram gases do efeito estufa (ou geram muito pouco), não favorecem o aquecimento global do planeta.
A energia limpa é também um importante fator para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.
Principais fontes de energia Limpa:
Energia eólica - gerada a partir da força do vento.
Energia solar - gerada a partir dos raios solares.
Das Marés - gerada através da energia contida nas marés dos mares e oceanos.
Biogás - biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.
Biocombustíveis - etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
Existem muitos tipos de energia que estão sendo estudados e aperfeiçoados em todo o mundo, todos buscam o bem estar social e ambiental. A maioria das energias limpas provem de locais ou condições pouco exploradas para este fim.
Petróleo a partir do Ar
Uma pequena