Energias Biológicas
São energias que se originam da biomassa ou de microrganismos, a biomassa são fontes de extração de energia (cana, eucalipto etc.).
O uso desse tipo de energia será uma tendência mundial, a energia de origem orgânica é baseada na biotecnologia.
Por muitas vezes há cofusão da maior parte dos leitores entre energia biológica, citada acima, e a energia biológica, derivada da aplicação de energia físico-química.
Apesar de ser um tipo de energia pouco conhecida, o Brasil já é destaque global no uso de Biomassa.
Usinas Termelétricas Movidas à Biomassa no Brasil
Para o funcionamento de uma usina movida a biomassa, geradoras utilizam a combustão de material orgânico para produzir energia. Biomassa abrange todos os resíduos orgânicos que possam ser utilizados como combustíveis, por exemplo: bagaço de cana, lenha, casca de arroz, resíduos de madeira, entre outros.
A geração de energia a biomassa é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente do que outras formas de energia, como as obtidas a partir da utilização de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. As usinas movidas a biomassa beneficiam-se de licenciamentos ambientais mais simples; combustível abundante no Brasil, podendo vir de subproduto de outras atividades; e facilidade de localização mais próxima aos grandes centros de consumo, reduzindo os custos de transmissão.
Ainda com relação á geração de energia com biomassa, a fonte mais importante é de longe a cana-de-açúcar. Somente essa fonte representa cerca de 80% das usinas termelétricas a biomassa, tanto em termos de quantidade de usinas como em termos de potência instalada.
Biogás
É todo aquele gás liberado na decomposição de elementos orgânicos (ex. lixo, esterco, palha etc.) e o biodigestor transforma esses resíduos em gás utilizável. A produção de biogás é interessante por dois motivos, diminui a quantidade de resíduos no ambiente e é pouco poluidor¹.
Biogás é um tipo de gás inflamável