Energia Biologica
Energia biológica é toda aquela energia que é natural, ou seja, vinda de animais e de material vegetal, permitindo aos seres humanos desfrutar dela por muito tempo, desde que se saiba fazer o manejo correto para garantir o seu ciclo (por exemplo, com o reflorestamento). E é renovável, no sentido de que toda a energia obtida da biomassa veio de processos biológicos que aproveitaram a energia solar, essa energia se não aproveitada pelos humanos acaba retornando ao ambiente através da digestão e da putrefação das plantas.
Desenvolvimento:
As fontes de energia biológicas são aquelas produzidas a partir da biomassa ou de micro-organismos aperfeiçoados. Biomassa é o conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fonte de energia: plantas das quais se extrai álcool, lenha e carvão vegetal, alguns óleos vegetais, o plâncton, etc.
Os combustíveis mais comuns da biomassa são os resíduos agrícolas, madeira e plantas como a cana-de-açúcar, que são colhidos com o objetivo de produzir energia. O lixo municipal pode ser convertido em combustível para o transporte, indústrias e mesmo residências.
Os recursos renováveis representam cerca de 20% do suprimento total de energia no mundo, sendo 14% proveniente de biomassa e 6% de fonte hídrica. No Brasil, a proporção da energia total consumida é cerca de 35% de origem hídrica e 25% de origem em biomassa, significando que os recursos renováveis suprem algo em torno de 2/3 dos requisitos energéticos do País.
Em condições favoráveis a biomassa pode contribuir de maneira significante para com a produção de energia elétrica. O pesquisador Hall, através de seus trabalhos, estima que com a recuperação de um terço dos resíduos disponíveis seria possível o atendimento de 10% do consumo elétrico mundial e que com um programa de plantio de 100 milhões de hectares de culturas especialmente para esta atividade seria possível atender 30% do consumo.
A produção de energia elétrica a partir da biomassa, atualmente, é