energias alternativas
28/09/2012
A energia alternativa é uma energia mais sustentável que vem do meio ambiente. Algumas das fontes são renováveis na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrario dos combustíveis fósseis, dos quais há uma provisão finita e que não pode ser resposta.
Vou citar algumas energias e mostrar como funcionam:
ENERGIA SOLAR:
Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
É considerada uma fonte de energia limpa e inesgotável.
Ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
ENERGIA EÓLICA:
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).
Pouquíssima utilizada devido ao alto custo, somente 1% da energia do mundo é gerada através do vento, ainda não se tornou um meio acessível a todos.
ENERGIA GEOTÉRMICA:
A energia geotérmica é a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de eletricidade e calor. Exemplo: central geotérmica da Ribeira Grande (Açores).
Parte do calor interno da Terra (5.000 °C) chega à crosta terrestre. Em algumas áreas do planeta, próximas à superfície, as águas subterrâneas