Energia Solar
INSTITUTOPOLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ENERGIA SOLAR: Uma alternativa não agressiva ao meio ambiente
CURSO: Engenharia Civil
1. INTRODUÇÃO ACIÊNCIA
2. SUBTEMA: Química na Engenharia Civil ou sustentabilidade na Engenharia Civil.
3. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA / DESAFIO TÉCNICO
Para ser gerada a energia elétrica, é necessária a construção de uma usina hidrelétrica, que inevitavelmente provoca impactos ambientais, como a emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa e da chuva ácida (GALDINO, 2014).
4. OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo, mostrar a possibilidade de utilização da energia solar, como fonte de energia renovável e inesgotável, causando menos impactos ao meio ambiente.
5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
A demanda de energia elétrica está cada vez maior, condicionada a existência de indústrias, transportes e a vida urbana. A maior parte do sistema de energia brasileiro é composta por usinas hidrelétricas. Com a construção dessas usinas, vieram os impactos ambientais e sociais: alagamento de grandes áreas férteis, deslocamento de pessoas, desaparecimento de animais e plantas silvestres, grandes impactos visuais, entre outros. Mas também trouxe ao Brasil grande crescimento econômico. A busca por outras fontes de energia alternativas ficam cada vez mais necessárias. Destas fontes destaca-se a energia solar. O sol além de fonte de vida é a origem de toda forma de energia que o homem utiliza (RUTHER, 1998).
A energia solar vem sendo a opção mais econômica e sustentável para atender a demanda do setor residencial, podendo ser absorvida por coletores solares, para aquecimento de água em temperaturas inferiores a 100°C. Esse sistema envolve o uso de coletor solar, que é instalado no teto das residências e edificações (GALDINO, 2014).
A radiação solar pode ser diretamente convertida em energia elétrica devido aos efeitos da radiação (calor e luz) em contato com